sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Tênis + Impostos = Preguiça


Ainda no clima de consumo do natal, vamos falar hoje sobre tênis. Se vocês concordam comigo, então também acham os pares (principalmente os que são próprios para corrida) caros.
Mas qual o motivo?? IMPOSTOS. Pra quê?? Segurar mais uma safadeza da China.
A verdade é que o governo brasileiro pôs uma sobretaxa desde o ano passado de 12,47 dólares a cada par vindo da China. Em março deste ano, essa taxa foi elevada a 13,85 dólares por par. Pode parecer ser pouco, mas não é. Essa taxa pode abrir uma ferida nos nossos bolsos de até 60 reais por par.
A justificativa foi de que a China estaria comerciando ao Brasil produtos a preços mais baixos que no mercado chinês. Ato denominado como dumping.
Há, como sempre, aqueles que são beneficiados e os que são lesionados. Quem não reclama muito da situação são as marcas nacionais. Com a sobretaxa os preços dos importados sobem, claro, e as indústrias brasileiras, lideradas pela Olympikus, tornam-se mais competitivas (esperamos que também não aumentem seus preços). E as prejudicadas são as empresas internacionais: Nike, Adidas, Puma, Asics, New Balance...e (por incrível que pareça) nós, os consumidores!!
As grandes marcas internacionais não pensam em largar o mercado brasileiro, mas pensam em reduzir a variedade do produto. O consumidor, obviamente, está rejeitando a elevação dos preços. Mas claro, ainda há consumidor e freguesia para essas marcas.

A gente ja tem uma vontaaaade de começar a correr...eles ainda dificultam!!

3 comentários:

  1. Primo, estou te seguindo pra ver se aprendo alguma coisa sobre economia, no mais puro sentido da palavra, rsrs. Quem sabe...

    Legal seu blog, jovem consultor ou consultor jovem, como quiser hahaha.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Posso estar enganado, mas algumas da marcas internacionais citadas são produzidas aqui no Brasil (Nike e Adidas). Claro que não são industrias próprias, mas elas desenvolvem o produto e pagam para as industrias produzirem. Concordo que os consumidores pagam valores mais elevados, principalmente pela alta carga tributária, mas por outro lado, essas industrias geram empregos para os brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Não, você não esta enganado. Nike e Adidas também são fabricadas aqui. Também!! Mas também são fabricadas na China (como citado no texto), Coréia, Tailândia, Indonésia, enfim...a grande maioria nos países Asiáticos (não só neles), devido à mão de obra barata.

    E sim, as indústrias multinacionais geram empregos, e claro, todos nós queremos isso. Como descrito no post, o que incomoda não são as empresas internacionais, e sim, a elevada taxa tributária.

    ResponderExcluir