terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Nossa Primeira postagem com boas notícias: O boom natalino na economia.

Mais dinheiro no bolso, grande oferta de crédito, prestações mais alongadas, redução da taxa de juros (apesar de ainda ser altíssima), aumento do emprego formal e a valorização do real frente ao dólar, foram fatores essenciais para o crescimento entre 18 e 24 de dezembro de 15,5% em  relação à mesma semana do ano passado e o melhor natal dos últimos 10 anos.

Nos shoppings, o crescimento também foi significativo, entre 1° e 23 de dezembro, o consumo subiu 13% neste ano, contra o mesmo período do ano passado. (ótimo índice pra quem procura efetivar-se no shopping, ou ja se programa para ano que vem conseguir uma vaga de natal no comércio). Em dezembro, foram contratadas cercas de 130 mil pessoas.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) estima um crescimento de 10% em comércio em shopping com relação a 2010, já que ano que vem serão inaugurados 40 empreendimentos e aumentará o poder de compra das classes C e D.

Bom, alguns especialistas afirmam que este é um cíclo vicioso. Que só temos a crescer, por estarmos num bom momento econômico do ponto de vista demográfico, uma economia aparentemente estável...já outros, acham que nos próximos anos, a tendência é que o consumo desacelere um pouco, já que deve acontecer o mesmo com o PIB (principalmente por conta da adoção de medidas de contenção do crédito e da antecipação do aumento de juros para janeiro de 2011), contudo, preveêm continuar crescendo.

A verdade é que foi um natal de maravílha econômica. Como citado, muitos empregos (mesmo que temporários) foram abertos e aquela ajuda de fim de ano é sempre muito bem vinda, seja na ajuda de compra dos presentes, fazer aquele caixa pra investimentos futuros, dentre outras alternativas.

Agora, é economizar com as liquidações e queimas de estoques. Apesar de (graças ao aumento
de consumo pré-natal) não termos tantas variedades de produtos como nos anos anteriores,
vale correr às lojas e ganhar aquele desconto que todos nós gostamos, e muito!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário