quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Nome do Monstro: Inflação


Galera, por esse ser um assunto bastante complexo, daremos apenas uma pincelada para esclarecer um pouco o que é, e quais são os efeitos desse fenômeno.
Inflação é o aumento generalizado e contínuo dos preços envolvendo a economia de um país. Ou, vendo por outro ângulo, uma diminuição persistente do poder aquisitivo.
Segundo o dicionário Michaelis, inflação é "emissão excessiva de papel moeda, provocando a redução do valor real de uma moeda em ralação a determinado padrão monetário estável ou ao ouro".
Esta é, de fato, a origem da palavra inflação. A idéia de que o aumento nos preços é resultante de uma emissão excessiva de papel moeda que "infla" a quantidade de dinheiro em circulação. Contudo, essa é apenas uma das causas e consequências possíveis da expressão desse fenômeno.
É nítido que R$1000 hoje compram muito menos que há 2 anos.



Vamos dar o seguinte exemplo:
O kg do arroz está R$8,00 no mês de janeiro. No ano seguinte a inflação cresceu 10%. O salário mínimo do brasileiro cresceu 5%. Logo, o aumento salarial não acompanhou a inflação, com isso o arroz vai pesar mais no nosso bolso. Vale lembrar que a inflação, claro, não afeta só o arroz. Levando em consideração a chamada “compra do mês”, e com todos os produtos sofrendo tal efeito, o poder de compra diminui consideravelmente.
Por isso esperamos sempre que o reajuste salarial fique acima da inflação

São quatro as maiores teorias sobre a origem da inflação: Teoria Quantitativa, Keynesiana, de Custos e Teoria Estrutural.

A quantitativa defende a idéia de que a quantidade de dinheiro em circulação define o nível de inflação.
Quanto maior a quantidade de dinheiro na economia do país, maior o índice inflacionários. Muito dinheiro em circulação (injetado pelo Banco Central, por exemplo) diminui o valor da moeda. 

A keynesiana afirma que a inflação surge pela tentativa de se consumir mais que o produzido. Exemplo: Digamos que no seu bairro existam várias casas de construção, mas por algum motivo, só em uma delas ainda tem saco de cimento. Como as construções não param, todos vão até essa loja para comprar o saco de cimento. O vendedor percebe que somente ele dispõe do produto, então ele aumenta o preço do saco. Com isso acontecendo em todo o país com "n" produtos, uma inflação acaba sendo gerada.

A Inflação de Custos se resume pelo seguinte exemplo: digamos que o assalariado não esteja satisfeito com o que ganha ao fim do mês e protesta por um salário melhor. O empregador o faz, ele não quer ter problemas com sua produção. Assim ele aumenta custos e consequentemente diminui seu lucro. Claro que isso ele não quer, então ele aumenta o preço do seu produto. Diminuindo o poder de aquisição do assalariado:Inflação.

Por último temos a Teoria Estrutural. Essa não se desprende de nenhuma das outras três. Sua principal característica é a ênfase no desajuste da economia como causa do processo inflacionário. Esse desajuste é ocasionado, por exemplo, pela resistência em reduzir os salários, mesmo nas épocas de baixa produtividade.
Usando o mesmo exemplo da loja de materiais pra construção, temos o seguinte: Mesmo o vendedor, sendo o único a obtém o produto (os sacos de cimento) não aumentaria o preço, pois saberia que o salário dos consumidores teria diminuído. Mesmo se aumentasse não teria quem pudesse comprar, consequentemente, voltaria ao preço anterior. Sempre lembrando que tudo isso   acontece em escala nacional.

Estas são as maiores justificativas para a inflação. Esse post, como eu já disse, é apenas uma introdução e uma breve explicação sobre o que é a inflação, e no que interfere em nossa renda. Visto que há vários motivos e consequências que se aplicam a este assunto.

Espero ter ajudado a dissipar um pouco aquela nuvem densa sobre este assunto...se não, peço pra que avisem aqui nos comentários que aí tentamos com outros exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário